terça-feira, 7 de junho de 2016

SPARAXIS TRICOLOR (FLOR de ARLEQUIM, HARLEQUIN FLOWER, FLEUR ARLEQUIN, FLOR de ARLEQUÍN)


As bulbosas têm um lugar certo no jardim. Com o alongamento dos dias, uma ilusão para quem julga que as geadas estão afastadas de vez, temos as primeiras tulipas, narcisos, jacintos, frésias, crocus. Mas outras há que reservam a floração para mais tarde. É o caso da sparaxis, um híbrido de novidade no jardim, que só entrou em floração neste mês de Junho.  Na foto, muito ampliada, uma flor de sparaxis tricolor, em vermelho, amarelo e lilás.


Aqui um sparaxis branco e amarelo, com um traço castanho-escuro em cada uma das seis pétalas. 


Folhas em leque a verde-pálido, estreitas e em forma de lança, levemente carnudas, confirmando a pertença à família das liliáceas.


Em Julho as folhas poderão amarelecer e eventualmente murcharão. Será altura para desenterrar os bolbos a guardar em local seco até Novembro. Nessa altura voltarão à terra. Convém protege-los das geadas cobrindo-os com um pouco de palha.  


Estas flores de cores vivas e contrastantes apelam a pequenos besouros, abelhas  e moscas que, passivamente, acabam transportando pequenas quantidades das suas reservas de pólen, facilitando assim a polinização cruzada. De algum modo mimetizam as formas dos insectos visitadores sugerindo-lhes uma envolvente sedutora que propicia também os namoros que procuram. E não é que têm bom gosto!   

Sem comentários:

Enviar um comentário