segunda-feira, 13 de outubro de 2014

TECOMA CAPENSIS (TECOMÁRIA, CAMARÃO, CAPE HONEY SUCKLE, BIGNONE DU CAP)


Por um momento, as nuvens pesadas parecem convergir para norte e nascente. Enquanto do quadrante sul-poente não virmos novas formações escuras ou em castelo, poderemos contar com claridade e uma boa pausa nas chuvas. Apresso-me a sair, aproveitando este sol de Outubro. 


Recortadas sob o fresco azul do céu, as flores de cor alaranjada alongam-se em busca de mais luz. As pétalas parcialmente fundidas formam um tubo recurvado, estreito e longo, abrindo numa boca alargada, pubescente na face interna.  Do interior saem quatro estames férteis mais um estaminódio. As anteras abrem longitudinalmente e o pólen é de cor laranja.


Na foto são visíveis flores após queda das pétalas, mantendo estiletes e estigmas. Os ovários são superiores. Ainda uma flor em botão e outra em vista posterior com destaque para os cinco lóbulos da corola. 


Se se dispõe de um pequeno espaço de jardim, atenção ao notável potencial competitivo e invasivo da planta. É muito conveniente o controle da ramagem em altura, quer no sentido ascendente (não esquecer que se trata de uma semi-trepadeira) quer descendente (ao tocar no solo facilmente desenvolvem novas raízes),  mediante podas entre as florações. A limitar ainda a expansão lateral das raízes a partir das quais novos rebentos poderão surgir. Quanto mais cedo se iniciar o controle, tanto melhor. E, se tivermos de remover completamente a planta, veremos que não irá ser fácil. Uma solução possível não será a de a plantar num (grande) pote? Tudo ponderado, não é por as roseiras terem espinhos que deixaremos de as cultivar... 

Fotos de Outubro de 2014, na aldeia.

2 comentários:

  1. Bom Dia Vitor,
    Descobri teu blog através desta flor, que eu incluí num bordado que fiz. Estou criando um blog e, pesquisando na internet para saber o nome desta flor, vim a dar nesta página. Fiquei super feliz de saber o nome da flor que conheço desde minha infância. Adorei teu blog. Agradeço muito pela informação que me deste. Um grande abraço aqui do sul do Brasil.
    Maria Luiza Santos Soares

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria Luiza!
    Já não me lembro como o nome da planta chegou ao meu conhecimento. Seguramente, foi através do conhecimento de outros. Amanhã, também o blog que estás criando inspirará por certo outras pessoas. Bordado que a Maria Luiza fez que inclui esta flor já conhecida mas que quer conhecer melhor: manifesta sensibilidade e empatia. Prossiga! Auguro-lhe tudo de bom. Obrigado pelo elogio. Abração, Vítor.

    ResponderEliminar