quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CAMPANULA CARPATICA (CAMPÂNULA CARPÁTICA, TUSSOCK BELLFLOWER, CAMPANILLAS, CAMPANULE des CARPATES )


Desde há anos sob um curto telheiro ao abrigo dos raios directos do sol, adaptou-se bem posta em vaso sobre uma floreira antiga. Nos invernos mais rigorosos parece fenecer, para no início da primavera surgir remoçada.  


Originária dos Cárpatos, na Europa de Leste, não admira que se desse tão bem no vale do rio Noéme, um pouco acima dos 700 m de altitude, de onde a trouxemos. Não a associei logo à família das campanulaceae a que realmente pertence tendo em conta que a corola não chega a formar um tubo ou taça como geralmente acontece. Do botão, logo abrem em ângulo muito aberto as cinco pétalas soldadas entre si. Do centro saem um estilete que termina com três estigmas e cinco estames livres. Sépalas livres. Ovário inferior.  O fruto é uma cápsula.


Os caules herbáceos da nossa campânula pendem do vaso e oferecem as flores como que tombando de um manto verde. Folhas simples, alternas, cordiformes, com pequenos recortes denteados nas margens. Sépalas livres, visíveis nas segunda e quarta das fotos. 


Em plano superior e à direita da foto, destaque para estilete e estigma.
A planta desenvolve formações vegetativas junto à base que podem ser utilizadas na sua multiplicação.

Fotos de 18 de Outubro de 2014, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário