sexta-feira, 10 de outubro de 2014

NERIUM OLEANDER (ESPIRRADEIRA)


Cinco pétalas simples nas cores-base do branco, cor-de-rosa e vermelho coroam a porção inferior afunilada da corola que conduz aos órgãos reprodutores da planta. Cada pétala apresenta um apêndice dividido em lóbulos. Destaque ainda para o pequeno cone amarelo que emerge ao centro formado pelas anteras com os seus apêndices munidos de pelos, voltado para o estigma.  São cinco os estames e dois os carpelos soldados. 


São hoje em dia muito comuns as flores dobradas e de várias outras cores. Mas as primeiras são sobremaneira mais acessíveis à observação. 


O oleander foi a primeira planta a despontar no solo contaminado de Hiroshima após a deflagração da bomba atómica em 1945. Daí ser a flor oficial de Hiroshima.


A espirradeira está munida de um arsenal químico de defesa muito bem conseguido capaz de dissuadir qualquer potencial agressor. Tratando-se de uma planta de floração tão insinuante e das mais difundidas no mundo, acaba por representar um risco de vida. Qualquer parte da planta, ainda que ingerida em quantidades mínimas, é tóxica para mamíferos e pode ser fatal. A simples manipulação descuidada (usar luvas, não levar as mãos aos olhos e, findos os trabalhos, lavá-las com sabão) pode desencadear um processo de envenenamento. Felizmente que ao simples toque com a língua se desencadeia uma forte reacção ao amargo. Também se deve evitar a queima, tendo em conta a possível inalação dos fumos da combustão. Para ver e não tocar. Atenção às crianças!

Fotos de fins de Setembro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário