quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MENTHA AQUATICA (CITRATA, HORTELÃ-de-ÁGUA)



No Nascente do Freixial a água mantém-se poderosamente viva mas já não desce pela Vala. Nas regueiras há meses que não corre.  É normal para a época.


Nos leitos da Vala e regueiras e nas margens (nestas mais intensamente), cresce uma vegetação densa, impenetrável, de uma riquíssima variedade. 

 

Nessa associação encontramos a hortelã-de-água, uma espécie aromática típica muito frequente nestes ambientes. Nesta altura estão floridas, dominando o tom malva. Flores em verticilos que no topo se agrupam em cabeças globulares. Os caules são ramificados e levemente pendentes, alcançando os 80 cm de altura. As folhas são simples, inteiras e opostas. 


Estas e outras herbáceas têm um papel muito positivo contra a erosão, contribuindo para a fixação das margens. Não menor é o seu contributo na depuração das águas. Neste âmbito, levam oxigénio ás bactérias que vivem ao nível das raízes. As bactérias transformam a matéria orgânica em nutrientes que, por sua vez, alimentam a planta. A planta ganha a capacidade de eliminar nitratos e metais pesados. Afinal, aspectos positivos desta selva que à primeira vista apenas exprime caos. 

Fotos de ontem, no Freixial.

Sem comentários:

Enviar um comentário