sexta-feira, 27 de setembro de 2013

EUPHORBIA MARGINATA (EUFÓRBIA-MARGINADA, NEVE-da-MONTANHA), em semente.


A eufórbia exibe frutos quase maduros e no entanto continua produzindo as suas pequenas flores, uma feminina rodeada de várias masculinas. 

As folhas marginadas continuam brilhando em verde e branco de neve. 

Um pouco mais e será tempo de recolher as sementes. 

Nesse ou noutros contactos com a planta, haverá cuidado em evitar o contacto com a pele da seiva leitosa, libertada pelos caules e, sobretudo, não a ingerir! Usar então luvas e óculos de protecção e, sendo o caso, lavar bem as mãos com água e sabão.


Na primavera, quando o tempo aquecer as sementes poderão ser lançadas à terra, em local definitivo, imediatamente depois de terem repousado cerca de duas horas em água tépida. A eufórbia poderá ser associada com vantagem a hostas e fetos.

Não gosta de ser mudada. 

Atenção ao controlo da planta que tende a invadir o solo em volta.

Fotos desta semana, no jardim.

3 comentários:

  1. Olá Vitor,
    Há algum tempo que procuro esta planta... será que não tem sementes? (Poderíamos fazer uma troca, por exemplo).
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    com muita pena por não poder ser-lhe prestável. Só quando li a sua mensagem é que me apercebi que tinha deixado de ver a planta. Confirmei a falta, ao voltar ao local onde tirei as fotos e à volta. Fico incomodado tanto mais que o pedido vem referido a um portal que visito regularmente com agrado e não esqueço que o seu autor já me ajudou a renomear uma planta. Gostaria de voltar a contar com essa planta no meu jardim. Quem sabe? Não esquecerei o seu interesse. Cumprimentos de admiração e simpatia. Abraço, Vítor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá novamente,
      Agradecemos a sua simpática resposta e claro que compreendemos, pois também costumamos perder plantas, o que nos deixa muito tristes :(
      Com certeza, haverá outros contactos nossos, uma vez que também seguimos o seu blog e gostamos muito! :)
      Caso lhe interesse alguma planta nossa diga-nos, pois se for fácil a sua multiplicação também teremos muito gosto partilhar.
      Um grande abraço

      Eliminar