domingo, 29 de setembro de 2013

CLEMATIS VITALBA (CLEMATIDE BRANCA, VIDE-BRANCA, CLEMATITE), frutos secos.


A atribuição  na língua inglesa do nome "Old man's beard"  a esta trepadeira, entende-se melhor se a observarmos na fase da produção de frutos própria deste início de outono. Poderão ser "Barbas de velho" mas barbas aerodinâmicas, movimento, onda ou arabesco, feitas (apenas) para um conseguido voo de transporte regional.  


Os frutos da clematis de hoje são aquénios, neste caso frutos secos, que poderão interessar na alimentação das aves. E creio que aquele toque de algodão que os envolve poderá ser aproveitado para um extra de conforto na forração de ninhos se ainda estiverem disponíveis na época da construção.  


E a propósito de barbas: claro que brinquei em menino com as sedosas "barbas" de milho, (parte feminina da flor), ás vezes ainda juvenis, desconhecendo - oh santa inocência - as consequências. Então não é suposto que, correndo tudo bem, de cada uma das sedas se pode esperar um brilhante grão de milho? Não, não se trata como na clematis de "barbas" voadoras mas, douradas ou ruivas, tão poderosas, que aplicadas por baixo dos narizes ou nos queixos nos transformavam momentaneamente de crianças em homens sisudos e graves.

Ele, há barbas e barbas! Barbas que foram de verão. Hoje barbas de outono, quase inverno.

Fotos de 26 de setembro de 2013, na Ribeira.

  


Sem comentários:

Enviar um comentário