sábado, 14 de setembro de 2013

ACHILLEA (AQUILEA), à prova do calor e da seca.



O nome desta planta evoca Aquiles o herói da guerra de Troia retratado na Ilíada, imortal criação  literária atribuída a Homero e que supostamente traria a planta sempre consigo para cuidar das feridas dos seus guerreiros.


Havendo necessidade de racionar a água de rega no verão há que pensar na progressiva substituição de algumas plantas mais exigentes por outras melhor adaptadas ás condições ambientais e aos recursos disponíveis. 


Pensei também na aquilea quando no final deste verão a vi prosperando com temperaturas muito elevadas em campos de solo pobre, pedregoso e bem seco. A aquilea pertence à família das asteráceas (ou compostas). 



Para mais é uma planta de fácil cultivo que pode ser usada como cobertura do solo ou em maciços. As pequenas flores estão organizadas em largos capítulos amarelos e podem ajudar na composição de uma jarra. As flores são aromáticas. É conveniente vigiar a potencial capacidade de expansão descontrolada.

O amarelo não é a cor mais comum e tenho de sublinhar que as aquileas das fotos estavam próximas de um pequeno jardim particular, o que pode significar estarmos na presença de um híbrido. Mais fácil é encontrar as flores das aquileas nas cores branca, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Se houver o cuidado de remover as inflorescências secas, poderemos obter novas florações. 

O fruto é um pequeno aquénio.


Sem comentários:

Enviar um comentário