terça-feira, 23 de abril de 2013

LUPINUS LUTEUS ( TREMOCILHA), adubo verde



A tremocilha é uma espécie forrageira que venho usando para melhorar o solo e fazer concorrência ás infestantes.

Na última quinzena de setembro ou na primeira de outubro, dou uma passagem superficial com a grade de disco ou com a fresa e que, aliás, sempre teria de fazer para controlar as herbáceas.


Faço em seguida a sementeira a lanço (não convém que fique muito densa) e não cubro sequer as sementes. Mas há quem faça uma gradagem de seguida. No final do mês ou um pouco mais tarde, já em outubro, há quase sempre alguns aguaceiros que refrescarão a terra facilitando a germinação.


No ano passado encomendei tremocilha riscada/nacional que vem em sacos de 40 kg, mas que se pode comprar também ao quilo. A quem interessar pode encontrá-la nas lojas de produtos para a agricultura ou fazer lá a encomenda. 
 
 
Na altura da floração máxima enterro a tremocilha para beneficiar mais do seu potencial como adubo e assim reduzir ou mesmo evitar a aplicação de adubos azotados. Mas guardo sempre intacta uma boa área que reservo para a a multiplicação da planta por semente.
 
 
 No próximo ano experimentarei fazer a consociação com outras leguminosas e gramíneas.

Das fotos são de 2013, a primeira de 30 de março, a segunda e terceira de 2 de abril, as restantes de 21 de abril, no quintal.

2 comentários:

  1. Boa noite, que alfaia utiliza para enterrar a tremocilha?

    ResponderEliminar
  2. Boas. Estou a pensar usar a tremocilha para combater uma infestante que não me consigo livrar! A junça! Que opinião tem acerca da tremocilha no combate ás infestantes? Grato pela ajuda

    ResponderEliminar