terça-feira, 9 de abril de 2013

HYACINTHOIDES HISPANICA (JACINTO-DOS CAMPOS)


Desde finais de março que os jacintos-dos-campos, semelhantes a jacintos mas não propriamente "jacintos", estão de novo em flor.   São plantas vivazes que nascem de um bolbo, originárias de Portugal, Espanha e noroeste de África que gostam da sombra ou meio sol e parecem não se ter dado mal com as chuvas prolongadas deste ano. Aparentemente estão até mais vigorosas que noutras primaveras.

No jardim atingiram os 55 cm de altura. A flor (pedicelo incluído) mede 3,5 cm. As campânulas apenas, têm em média 2 cm. As folhas muito compridas (cerca de 50 cm), nascem todas a partir da base da planta. As inflorescências nascem a cerca de 20 cm do topo de um e outro lado de uma haste erecta e sem folhas, em cachos, abrindo em primeiro lugar as flores de baixo.


Os verdadeiros jacintos deram flor no final do inverno e entraram já em repouso. Posteriormente surgiram destes jacintoides os seus sininhos graciosos, ainda que muito discretamente ou nada perfumados, oferecendo vistosas manchas de azul pálido.  De notar a barra em azul escuro que atravessa longitudinalmente cada pétala.
 
 
Á esquerda mostram-se seis pétalas soldadas na base, e os estames com as respectivas anteras em amarelo pálido e o ovário. 

Á direita o fruto em desenvolvimento. No ponto em que o pedúnculo se insere no caule podem ver-se duas brácteas, uma bem maior que a outra.

 
A planta tem vindo a multiplicar-se por si, de tal modo que passará a ficar sob controlo. De qualquer modo o cultivo é muito fácil e recomenda-se.
 
Fotos de abril de 2013, no jardim.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário