sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

RUBUS IDAEUS (FRAMBOESEIRO) e a invernia.



O framboeseiro é uma planta vivaz, de caule lenhoso e ramos delgados, pendentes, provido de espinhos. Pertence á família das rosáceas que inclui também a macieira, o pessegueiro, o morangueiro ou o marmeleiro. É é uma planta das regiões temperadas e frias, o que logo á partida exclui a nossa região como aconselhável para a produção de frutos em abundância.
 

Ainda assim, e como gosto de saborear no quintal os pequenos frutos vermelhos, agridoces, venho observando o comportamento destas plantas e desde há anos que faço pequenas plantações em sítios diferentes em busca do melhor. Como é natural a floração é muito mais abundante que a colheita. E é espantosa a persistência das plantas em novas florações que a chuva e o frio vem condenando ao insucesso. Nenhuma surpresa!

É janeiro: aqui as pequenas pétalas voaram ... destaque para filetes e anteras. Na base, voltadas para baixo, as sépalas.


Tivemos alguns bons frutos em segunda colheita do ano até meados de outubro e, desde então, quase só flores, por regra inviáveis... Fiquemos então pelas flores.
 
As flores surgem nos finais da primavera e depois no final do verão e não raro por outubro adentro. Crescem em pequenos cachos ao longo da haste e são desprovidas de perfume.

Produzem néctar e pólen. São hermafroditas e amadurecem anel por anel começando pela base.

Na última foto, vem-se os carpelos das duas flores vistas de cima. Eles encontram-se sobre os receptáculos. A envolvê-los, os estames curvados para o exterior cuja evidência é destinada a atrair mais abelhões e abelhas. Nesta fase as anteras chegaram a abrir (deiscência) e os estigmas  (onde o pólen inicia a germinação) tornavam-se receptivos.

Em vão! Chuva persistente e frio interrompem o processo. Valeu pela tentativa!


Fotos de 3 de janeiro de 2013, no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário