sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PLANTAR BATATAS EM JANEIRO TÚNEIS BAIXOS



Plantar batatas, mesmo em economia de subsistência, é hoje uma ninharia que só lembra ao mais tosco, ao mais canhestro labrego dos casais de fora, ocupação indigna de qualquer intelecto médio, uma ofensa á moral e aos costumes quando muito explicável por atavismo. Não estão aí á beira da estrada, concorrendo com honestos comerciantes de carros usados, um número quase infinito de "barracas do gordo" oferecendo todo o ano sacos de batata, bem tostada do sol, a 3 euros?

Mas plantá-las nos primeiros dias de janeiro não lembra ao mafarrico: é ver o mundo ao contrário!

 
Pois foi a minha ocupação do dia de ontem. Escolhi uma superfície que há anos não era cultivada. A preparação do solo foi a mesma das normais plantações de batata. Usei batatas colhidas o ano passado, primeira produção com semente certificada. Mais uma vez plantei-as inteiras. No final a plantação foi protegida por um túnel baixo. Para mim tenho ser esta é a condição mínima das plantações de janeiro susceptíveis ás geadas, aos frios ventos e chuvas.


Para chegar a este ponto, ensaiei primeiramente a plantação em janeiro debaixo de árvores de folhagem persistente e copa baixa, no caso os citrinos. Não fui especialmente bem sucedido. Ainda insisti outro ano. Não: a persistir ainda acabaria sem batatas e sem citrinos! Mesmo que as árvores tenham benefiado do estrume e adubo, as raízes  muito á superfície (aqui chamadas pastadeiras), não gostaram das cavadelas ...

 
No ano passado experimentei a plantação em túneis baixos. Fiquei plenamente satisfeito. E quando a maior parte dos vizinhos se preparava para as plantações da primavera já as minhas batatas estavam quase prontas para colher!
 
Claro que também tenho vindo a fazer a plantação da primavera. Aí uso semente certificada e nova. Não preciso então de plantar maiores quantidades uma vez que, correndo tudo bem, terei disponível uma primeira colheita.
 
A quem se dedica á horticultura é absolutamente imprescindível o cultivo em estufa para poder apresentar com vantagem os seus produtos no mercado fora das épocas normais. Pena é que a pobreza de recursos inviabilize a aquisição de estufas bem estruturadas que resistam ás intempéries. Mas isso são contas doutro rosário.
 
Fotos do ano passado, no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário