domingo, 27 de janeiro de 2013

ERIOBOTRYA JAPONICA (NESPEREIRA), flores.


As nespereiras podem ter sido as árvores mais visitadas da minha infância. Nessa altura as flores não me prendiam a atenção. Mas os frutos, que beleza...!  Eram árvores feitas, algumas já entradas na idade mas ainda frondosas, bem altas, tanto, que ás vezes só na ponta dos pés e munidos de varas alcançávamos os frutos mais baixos. Restava trepar ou ... á pedrada!
 
Com o recurso aos viveiristas de super mercado, tento agora repor algumas fruteiras. Mas no caso da nespereira, as novas variedades são por demais vulneráveis ao pedrado. A floração é ainda abundante mas as folhas e os frutos, ainda em pequenos, começam cedo a ser atacados de tal modo que acabam mirrados e cobertos de manchas negras. Os tratamentos também não têm resultado. Ainda não desisti. Por hoje, fiquemos pelas belas flores.
 

Flores de pétalas livres de cor branca, com pedúnculo, dispostas ao longo do eixo principal da inflorescência (um prolongamento semelhante a um caule) em ramificações, dispondo-se em número de 10 a 50 por panícula. No entanto, mesmo quando tudo corre bem, só cerca de 10% se desenvolvem em fruto. A abertura (ântese) de todas as flores da panícula prolonga-se por cerca de 15 a 30 dias. Cada flor compreende 5 pétalas, 5 estigmas, 20 estames e 5 carpelos.

O seu aroma é suave, atraindo principalmente a abelha melífera que transfere o pólen do órgão masculino (antera) para o órgão feminino (estigma) com a consequente fertilização do óvulo.

Por alturas do Natal, os ramos floridos da nespereira com as suas folhas lustrosas compõem belos e muito vistosos arranjos que duram muito tempo e beneficiam da temperatura mais amena do interior da casa numa época em que a lareira não tem folgas.
 
Nas fotos são bem visíveis os estames de cada flor com as suas anteras acastanhadas a rematar os filetes. Na parte mais central, podem contar-se os cinco estigmas.
 

Nas fotos, flores em plena floração em 6 de dezembro de 2012.

4 comentários:

  1. As nêsperas do teu pátio eram muito melhores que as lá de casa.
    Agora, há uma nespereira no meu condomínio que é um espetáculo. Quem prova as sua nêsperas diz que são das melhores que tem comido. Está a dar há quase um mês e daqui a outro ainda deverá ter algumas.Ainda ontem colhi 3 sacadas que andei a distribuir pelos vizinhos.
    Estou sempre a arrancar pequenas nespereiras que por aqui nascem que poderei disponibilizar, sem garantia dos seus frutos serem iguais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seriam? Tenho a ideia de que as vossas nespereiras á volta do poço eram já então muito velhas, demasiado altas, com escassa folhagem e poucos frutos. As nossas, uma do lado da escola feminina era ainda mais velha que as tuas e foi cortada por essa época. A outra, junto ao poço, isso sim, aquilo é que era uma árvore e que frutos. O meu primo Faria chamava-lhes "silêncios" vá-se lá saber porquê. E invariavelmente a colheita dos silêncios rematava com repetidas investidas aos ninhos de vespas do beiral do telhado, ataque e fuga.
      Agora tenho duas nespereiras e nada valem porque o pedrado tomou definitivamente conta delas. Vou ter de as cortar.
      Sim, gostaria muito de acertar com uma nova árvore. Parece que devem ser plantadas em agosto. Será? Gostaria de plantar uma árvore com algum desenvolvimento (1 a 2 m), folha larga (aparentemente prometem ser mais frutíferas) que mostrasse ser saudável e robusta. Já agora, traz também um frasquinho do bom solo dessa região privilegiada para a fruticultura!
      Abração muito amigo.

      Eliminar
  2. Eram mesmo "OS SILÊNCIOS"! Já não recordo o porquê/origem dessa designação, o Fria tinha assim umas coisas destas. Tempos que lá vão.
    Andei a pesquisar se tinha escapado alguma nascediça,e EUREKA, e está va num vaso. Só tem uns centímetros, mas com todo o gosto ela viajará para aí. Quanto à terra não vale nada e até admira com os frutos são tão bons.
    A comprares deveria ter aproximadamente 1,5 metro.
    A minha última aquisição foi um mirtileiro, já com uns frutos. Não os irei provar e espero que não morra pois vou para a Alemanha tomar conta dos netos, de 28/6 a 4/8. Espero que um visinho não se esqueça de dar umas regadelas ao meu jardim.
    ABÇ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Alberto. As nêsperas eram muito boas. Também te agradeço muito a nespereira. Mas a pobrezinha sofreu demais com a viagem. De facto este não é mês para mudas e não sei se sobreviverá. Em todo o caso está decidido avançar em altura mais própria para uma árvore dos tais 1,50 m. Quanto a mirtileiros: no ano passado ainda colhi alguns frutos. Este ano o calor é tal que apesar das regas diárias, as folhas estão parcialmente queimadas, os frutos mirrados... E não é só o mirtilo. Este ano os meus feijoeiros estão também muito crestados com o sol. Há que insistir até acertar.
      Boa estadia. Um grande abraço.

      Eliminar