sábado, 12 de janeiro de 2013

NARCISSUS (NARCISO), primeira flor do ano.



Ainda que por demais prevenidos, é com surpresa que nos confrontamos com as primeiras flores das bulbosas. Afinal, estamos na primeira quinzena de janeiro, com chuviscos persistentes. 
 
Há dias que as venho seguindo e fotografando. E foi ontem que me deparei, numa única planta, com aquela mancha de branco e amarelo que associo á primavera... embora saiba que o narciso se antecipa sempre.


A chuva da madrugada e a que se avizinha, hão-de provocar rapidamente os seus estragos. Mas até lá, vivam as flores dos narcisos!
 
Ao centro, estames longos rematam com anteras carregadas de pólen amarelo-escuro. E, por entre eles, surge o pequeno tubo esbranquiçado do estilete que une o estigma ao ovário.
 
Á volta, em tons de amarelo, as pétalas fundidas formam a coroa, uma taça larga ou trombeta, consoante o desenvolvimento em altura.  O perianto, formado por três pétalas e três sépalas separadas, rodeia por sua vez a taça. O ovário situa-se num plano inferior. Segue-se, descendo para o solo, o pescoço, dobra de uma pequena parte do caule que inclina a flor para baixo e o caule propriamente dito.
 
Na mesma planta há botões por abrir. E muitos outros em diferentes plantas bulbosas pelo que voltaremos proximamente a este tema.

Fotos de ontem, 11 de janeiro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário