quinta-feira, 27 de setembro de 2012

INCARVILLEA DELAVAYI (INCARVÍLEA)


Tem algo de exótico a incarvília, da família das bignoniaceae. Flor em forma de trombeta, em tecido de textura fina, leve como uma pena.
Multiplicação por sementes e por divisão, sendo esta última preferível e a executar no outono após a floração, com vantagem para a planta mãe que disporá de mais espaço a preencher com um bom terriço e terra de jardim. Pode cortar-se o raizame om um golpe de enxada, mais ou menos ao meio do tufo de raízes. Plantar em buraco aberto com uns 10 a 12 cm de profundidade. Convém proteger os caules no inverno com palhagem

NA SEQUÊNCIA DA MUITO OPORTUNA E GENEROSA INTERVENÇÃO DE FAROLECO QUE SEGUE, E QUE MUITO AGRADEÇO, RECONHECENDO QUE TEM TODA A RAZÃO, PEÇO DESCULPA AOS LEITORES PELO ERRO E SOLICITO-LHES QUE IGNOREM O TEXTO ACIMA, INCLUINDO O TÍTULO. MUITO OBRIGADO! 


Fotos de setembro de 2012.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    As fotos parecem-me mesmo uma Podranea ricasoliana
    http://faroleco.blogspot.pt/2012/09/sete-leguas.html
    Será?!
    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!
      Agradeço-lhe muito a sua generosa e muito oportuna intervenção. De outro modo se perpetuaria uma asneira evitável e que pode induzir em erro um leitor distraído. Tem toda a razão. De facto as fotos são da podranea ricasoliana e não da incarvillea delavayi.
      A todos aqueles que já alguma vez vieram a este portal e nele confiaram, apresento as minhas desculpas. Muitro e muito obrigado, com um abraço.

      Eliminar