sábado, 8 de setembro de 2012

PENIOCEREUS SERPENTINUS (CACTO-COBRA, CACTO RABO-DE-MACACO)


Ontem, cerca das 19 horas, o nosso peniocereus, após uma semana de flor primeira em botão, mostrava sinais de estar muito próximo de abrir. 
 
 
Hoje, pelas 7 horas da manhã, finalmente aberta. O perfume é intenso. Flor propriamente dita e tubo medem, no todo, cerca de 18 cm de altura. O tubo floral é maior que o perianto e mostra-se coberto por escamas. 
 
 
Ainda há pouca luz. Daí, em parte, o aspecto desfocado da imagem. Há vários anos que o cacto habita este cantinho. Até agora, o cacto tem vindo a investir no crescimento em altura dos caules colunares, cilíndricos, primeiramente erectos depois prostrados (actualmente com 1 metro de altura, pelo que tem de ser amparado com estaca), de cor verde claro e das aréolas lanosas e esbranquiçadas só víamos crescerem espinhos.
 
 
Por isso fomos agradavelmente surpreendidos quando vimos aparecerem os sinais de floração próxima. A flor é erecta, inserida bem perto da parte superior do rebento terminal, de cor branca e as tépalas são avermelhadas e evidentes quando abertas.
 
A primeira das fotos é de ontem e as demais de hoje, no jardim.
 

2 comentários: