terça-feira, 4 de setembro de 2012

SYZYGIUM (JAMBO)


Surpreendente esta planta arbustiva ou arbórea da família das myrtaceae, que cresce desde a costa leste de África, até á Índia, sul da China e sudeste da Austrália  e Nova Zelândia. Em cima as flores espetaculares organizadas em cachos. Sobressaem os numerosos e evidentes estames (no conjunto formam o órgão de reprodução masculino) e os pontinhos amarelos de pólen no cimo de cada um, mais propriamente nas anteras. São perfumadas e melíferas. Lembram as esponjas de pó-de-arroz.


Na foto de cima e canto superior direito, os frutos são drupas e as sementes bagas globosas. Ali, onde as fotografei, a planta serve apenas para fins decorativos. Noutras paragens tem aplicações na alimentação e fitofarmácia.


As folhas, ovaladas, são abundantes e em verde intenso. O tronco apresenta casca rugosa. Floração e frutificação à parte, são igualmente dignos de registo a folhagem persistente e a textura e cor do tronco. Não obstante os frutos deixarem manchas no chão, é uma planta que não destoaria cá no jardim ...
 
As fotos são de 31 de agosto de 2012, na Praia da Barra, Ílhavo.

Sem comentários:

Enviar um comentário