sexta-feira, 9 de setembro de 2016

MALVACEAE (TREE MALLOW ROSEA)

 

Ao ouvir falar de malváceas ornamentais, logo associo a imagem das malvas rosa com o seu porte altaneiro sustentado por um caule vigoroso, porém, solitário. Já as malváceas arbustivas não parecem ser muito comuns entre nós. Pois foi com surpresa que me foi dado observar este verão uma grande mancha desta espécie arbustiva em plena floração a cor de rosa. E que belo efeito!



Surpreendentemente a folhagem não se mostra tão profundamente recortada como é de regra no comum das diferentes malváceas decorativas, os caules são muito menos vigorosos e não tão altos (os da foto terão cerca de 1,50 m de altura), assim resistindo melhor à acção dos ventos e chuvas que por ali são habituais qualquer que seja a época do ano.


Note-se o subtil efeito contrastante das nervuras das pétalas que se apresentam com uma textura sedosa que convida a tocar-lhes. Parece-me tratar-se de um híbrido, possivelmente de lavatera x clementii "rosea". Para mim, um dos achados deste verão. Creio, no entanto, que será intransponível, com o mesmo sucesso, para climas  como o nosso, cada vez mais quentes e secos. Ficam as imagens e o desejo de as rever.

2 comentários:

  1. Olá, Vítor, moro no Brasil. Eu não sabia que esta flor era a malva arbustiva. Tenho procurado uma espécie de malva, a medicinal, com folhas mais lisas e finas que a malva de jardim.Porém, fico feliz por ter descoberto esta, a arbustiva.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar