domingo, 10 de julho de 2016

SEDUM



Em vaso posto à sombra dos citrinos, este sedum é uma planta perene de aspecto saudável. No primeiro ano os caules muito tenros cresceram  terminando em rosetas de muitas folhas.   No ano seguinte alongaram-se, tornaram-se pendentes e desenvolveram hastes florais. As folhas carnudas, semelhantes a grãos de arroz, dispõem-se alternadamente ao longo dos caules.


Nem demos pelo surgimento dos botões florais, corados em cor-de-rosa. E, já neste mês, fomos surpreendidos pela primeira floração. Pequenas flores de 5 pétalas brancas em estrela, levemente rosadas e 5 sépalas em verde-claro e por vezes também riscadas a rosa o que pode estender-se mais largamente à página inferior da pétala.  Na zona de transição, um fundo aquoso verde-amarelado, permite o destacar os contornos das sépalas, como se pode ver na foto seguinte.   


De notar o gineceu com 5 carpelos, na base ao centro da flor, cf. a segunda foto. Quanto ao androceu, são 10 os estames. Atente-se nos filetes a branco, levemente sombreados de amarelo-limão e que sustentam as anteras vestidas de amarelo e, por vezes, também a vermelho.


Aqui, a haste floral contrariando o movimento geral do caule que é descendente, toma uma posição erecta. Realce para o novo caule ainda tenro, as folhas suculentas, a organização das flores e as sépalas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário