quarta-feira, 8 de maio de 2013

EPILOBIUM AUGUSTIFOLIUM (EPILÓBIO)


Trago hoje um exemplar cultivado da família das onagraceae. Herbácea perene, o epilóbio pode acrescentar altura a bordas de jardim. Este exemplar isolado apresenta-se com  1, 40 m de altura e 40 cm de envergadura. Também o podemos encontrar espontâneo num passeio pelos campos sobretudo em locais húmidos.
 
 
Cada haste termina num alongado rácemo de flores de quatro pétalas, quatro sépalas, oito estames e um estigma. Ovário inferior. Vejam-se as estreitas bases das pétalas. Na planta da foto, muito ampliada, a corola mede 5 cm de diâmetro. A cor é um rosa-púrpura. Também existe uma variedade branca. Qualquer delas atrai abelhas, pássaros ou borboletas. Com a queda das flores segue-se o alongamento do envólucro das sementes.
 
 
O epilóbio aprecia a frescura, inclusive nos meses de verão, condição da sua sobrevivência. Além disso, sem humidade não há flores de epilóbio! Por isso, convém protegê-lo com palhagem ou escolher um sítio junto a um murete ou empedrado.
 
 
Folhas lanceoladas, dispostas alternadamente. Na página inferior são venadas. O epilóbio multiplica-se por divisão de tufos na primavera ou após o termo da floração.
 
Atenção ás suas "ambições territoriais" pois estende-se através de uma espécie de rizoma, á superfície do solo, podendo tornar-se invasivo. Aí, há que usar uma pequena enxada e não hesitar em cortar.
 
 
Fotos de 7 de abril de 2013, no jardim.

2 comentários:

  1. Boa tarde, e antes de mais bem-haja por este exemplar de Epilobio, sou Geobiologo, e para além desta actividade sou um apaixonado pela fitoterapia, adoro as plantas, adoro a natureza.
    Que a força criadora do Universo lhe dê forças para continuar a seguir este caminho.
    José Cariano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, José
      muito obrigado pelos seus generosos votos. De facto, a atenção que dou ás plantas não é apenas contemplativa. À minha mais que insignificante escala que é a do jardim e quintal e a dos meus escassos conhecimentos e suada experiência, procuro ser um interventor. Mãos na terra, semeio, planto, colho, acompanho, cuido... Troco impressões com vizinhos agricultores. Estudo.
      Nesse cuidado, entrosamo-nos nos processos da natureza, participamos do seu optimismo e "vontade" de ser e persistir, somos natureza também e nela nos vamos consumindo, como é da nossa condição.
      Volte sempre. Um abraço reconhecido.
      Vítor.

      Eliminar