terça-feira, 21 de maio de 2013

STACHYS OCYMASTRUM (RABO-DE-RAPOSA)


Manchas em verde-claro, encimadas pelo brilho de uma miríade de flores branco-amareladas, como um pedaço mais denso de estrelas da via-láctea, concentram-se no espaço de meia dúzia de metros quadrados. Difícil encontrar plantas isoladas de stachys fora desse círculo: manifestamente preferem viver em colónias.


Na várzea da aldeia, na berma da estrada, em local rebaixado pelos trabalhos da construção, há nítidos vestígios da acumulação da água das chuvas da primavera. Agora, o solo já seco à superfície, começou a gretar. A stachys preferiu-o e está no auge!


Da família das labiadas, é uma planta anual toda ela eriçada de pêlos sedosos, de caules erectos e ramificados e que alcança uma altura média de 50 cm. As folhas são opostas e as  superiores não apresentam pedúnculos.


Flores cimeiras, em espigas organizadas em verticilastros: eixos curtos, muito encostadas entre si na axila de duas brácteas opostas.   Corola bilabiada com cerca de 1,50 cm, lábio superior bífido de cor branca e o inferior de um lóbulo central em amarelo-claro e dois laterais muito mais curtos, poiso de insectos polinizadores. Cálice tubuloso de cinco lóbulos. Cinco sépalas unidas. Cada flor pode produzir quatro sementes que se desenvolvem dentro do cálice.

A rotação das mesmas culturas da vinha e hortícolas, com o necessário revolver dos solos e a forte aplicação de químicos nomeadamente herbicidas e insecticidas das últimas décadas, não permitia a algumas variedades de plantas espontâneas senão sobreviver nos intervalos dos cultivos, nas bordas dos caminhos ou em algum raro campo em pousio. Os tempos não lhes seriam propícios nem ocupariam curiosos atrevidos que displicentemente se arvorassem em coleccionadores de imagens. 

Com o cultivo em debandada, a natureza (re)conquista os seus direitos. Não há falta de vinhos no mercado, mas é geral a percepção da escassez das hortícolas. Que importa, se aparentemente a biodiversidade assim vai aumentando para consolo de ociosos?
 
 
Fotos de  maio de 2013, na várzea da aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário