domingo, 10 de junho de 2012

HORTA, O JÁ CONSEGUIDO


Conseguido: alfaces em túnel baixo. Lindas, deliciosas, como em nenhum outro ano! Anteriormente expostas à luz directa do sol, logo grelavam. O túnel baixo, um segredo de polichinelo ... e no entanto, faz toda a diferença. Temos colheitas mais cedo e por mais tempo. Posteriormente a esta foto que é do passado dia 7, limpei de ervas o túnel e imediações e recompus a terra em volta.


Conseguido: tremoço branco. O tal "marisco" de que não tinha qualquer experiência de cultivo. Vi-o crescer para além de um metro de altura, florir (continuando a crescer) e frutificar. Durante muito tempo as vagens  não passavam de amostras até que, subitamente, deram em engrossar sobretudo na parte média do caule e estão agora do tamanho de vagens maduras de favas! Sabia da tentativa de uma amigo, com uma horta próxima, que apresentou a colheita em feiras e mercados e não conseguiu colocá-los por alegada falta de calibre mínimo. Aos mercados vou apenas para comprar e ver. Ainda assim, fico contente. As sementes parecem ter apreciado  mais o terreno arenoso do quintal do que o argiloso do quintal do meu amigo que é, de longe, melhor conhecedor de horticultura.


Conseguido: feijão rasteiro, em linhas bem separadas que permitam um cultivo sem atropelos. Todos os anos venho afastando as linhas. Para mim, o espaçamento ideal é aquele que me permita sentar no meu banquinho enquanto procedo ao arrancamento das infestantes. Sim, sentar, porque as "dobradiças" já não toleram demasiado tempo em flexão. Quanto à produção deste tipo de feijoeiro nunca tive razão de queixa. E também este ano, prometem.


Conseguido: chalotas rosadas, embora plantadas muito tarde (completam hoje dois meses) e por mera curiosidade, adaptaram-se bem a este solo.  Prometem. Veremos melhor na colheita que ainda virá longe.

3 comentários:

  1. Caro Sr. Vitor
    Procuro e não encontro :( informação sobre a sementeira, gostaria de saber, qual a distancia semeia os feijoes Rasteiros. Não é a de entre linhas, como a que descreve, para melhor tirar a erva e regar, mas sim, entre cada semente!
    Já agora, semeia duas sementes juntas ? Ouvi dizer: o feijao é ele e o irmao.
    Parabens pelo blogue :)
    Cumprimentos,
    Rui C.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Caro Senhor Rui C.

      Toda a gente percebeu que a minha ancestralidade é rural. Mas, por circunstâncias da vida vivi afastado das práticas do campo. Nesta fase, é a minha ocupação principal que faço com todo o prazer. Mas não tenho colaboração e estou velho, felizmente ainda com força e ânimo. Limitado ao possível, certamente muito longe do ideal. Portanto, posso dar testemunho do que faço mas não propriamente ensinar!

      Acontece que disponho de área de quintal em excesso para as minhas capacidades. E gosto de bons acessos dentro das culturas. Actualmente, para feijão de trepar, faço grupos de duas linhas espaçadas entre si, pelo menos, 0,50 cm e entre cada dois conjuntos faço um compasso de 1,50 m. No rego, entre sementes ficam 0,60 cm. Demasiado? As plantas têm melhor arejamento, maior exposição solar. Menos bichezas. Melhor circulação. Afinal, mais cm menos cm, decisivos nos resultados vão ser as estrumações e regas equilibradas, o controle das doenças e das infestantes e um tudo-nada de sorte...

      Creio que as sementeiras cerradas se explicam melhor quanto ao passado, pela geral escassez de boas terras disponíveis e no presente pelas exigências da mecanização e do cálculo. Será assim?

      Obrigado pela visita. Retribuo os cumprimentos. Volte sempre!


      Eliminar