quinta-feira, 7 de junho de 2012

RUBUS (SILVA BRAVA)


Estas silvas têm os pés no terreno vizinho, inculto há muitos anos. Crescem todos os anos junto ao muro divisório e passam displicentemente para o quintal através da rede. Antes de eu ter edificado o muro ainda as controlava. Agora é bem mais difícil de controlar os lançamentos que atingem os três metros de comprimento.


Quando os rebentos basais começam a espreitar a rede são tenros e cortam-se à unha. Mas rapidamente se tornam lenhosos. Só com grossas luvas e tesouras os consigo aparar a partir da rede.


Estes caules do ano não dão fruto. As actuais flores são dos caules do segundo ano, como na framboesa. Os caules do segundo ano nascem dos caules do ano, a partir de nós mais afastados do solo e geralmente são mais curtos e menos encurvados que os do ano. As flores são de cinco pétalas e cinco sépalas e muitíssimos estames.


Para quem cultive esta silva para obter amoras - o que não é certamente o caso - os caules do segundo ano que já frutificaram devem ser eliminados durante a fase de repouso vegetativo, também como nas framboesas.

Fotos de ontem no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário