domingo, 3 de junho de 2012

PORTO PORTUGAL 2012, o problema da habitação


Esta é uma amostra do Porto velho edificado. Com umas boas toneladas de tinta a refrescar fachadas e interiores, como já se fez na zona ribeirinha, esta cidade ficará uma das mais belas do mundo.


Uma senhora da ordem dos oitenta anos de idade, desce a calçada. Apoia-se na bengala que assenta com dificuldade no granito polido.  Vem carregada com os sacos que lhe perturbam o equilíbrio. Vê-nos subir com as câmaras fotográficas e sabe que estamos visitando o seu bairro. Com voz quente e acolhedora, gestos amigáveis, interpela-nos para nos sugerir a visita à Nossa Senhora da Silva. E que acertada sugestão! Não há povo como o do Porto.


Que dizer das magníficas formas em ferro forjado (e batido?) das varandas e sacadas depois de limpo e retocado? Em volutas graciosas, formando corações, liras, motivos florais ou em grossas barras de ferro a defender portões e janelas dos andares baixos, vão resistindo talvez por séculos à corrosão das brumas do rio Douro e até das oceânicas que sobem o vale respectivo.


Números de porta 81 e 79 em magnífica renda. Em ouro ou prata, seria  filigrana preciosa. Um requinte de civilização que, por certo, só lembraria a uma senhora. Abençoadas mãos e que saudável desígnio!

Sem comentários:

Enviar um comentário