segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CAMPANULA ROTUNDIFOLIA (CAMPÂNULAS, HAREBELLS, BLUEBELL)


Caminhamos agora por entre o denso manto verde que veste as altas colinas rochosas por declives acentuados até ao mar. Fustigadas pelo vento, as ervas rasteiras sacodem as intermitentes águas das chuvas de verão e deixam-se ondular. Visto de longe, o verde, em diversos tons, parece ser a única cor. Mas, mais de perto, sobressaem pequenas colónias de ervas  floridas em branco, amarelo, rosa ou azul.  


O travamento das águas é um efeito normal do revestimento vegetal contínuo. Mas nem sempre evita o desprendimento das terras. Descobre-se então a nua rocha de basalto e sedimentos de grãos de areia de tamanho variado. Adivinhe-se, então, quem primeiro logrou povoar o novo  habitat?


Nada mais nada menos do que a frágil e graciosa planta de caule fino, com cerca de 30 a 35 cm de altura, levemente inclinada. As folhas basais são arredondadas e as primeiras a cair enquanto as do caule floral, estreitas e longas, permanecem. 


São flores de 5 pétalas, soldadas em forma de sino, que darão sementes contidas em pequenas cápsulas com 4 a 5 mm que, ainda assim, conseguem competir com a concorrência, mesmo a de ervas mais altas, como os pequenos juncos ou as ericáceas. Conseguem instalar-se em ínfimas fendas naturais ou no mais vertiginoso declive. Em suma, as delicadas campânulas são muito mais resistentes do que sugere a sua frágil aparência.  

Sem comentários:

Enviar um comentário