sábado, 5 de março de 2016

GREVILLEA OLIVACEA


A forma das folhas deste arbusto remete-nos para outras eras geológicas em que a adaptação ao frio era condição necessária para a sobrevivência. No entanto, hoje em dia, os híbridos da grevilea dificilmente se adaptam a temperaturas negativas. 


Por aqui na aldeia temos de contar com as geadas. Por isso não arriscaria plantá-la no meu jardim, mesmo em vaso que possa facilmente recolher na estação fria, porque já não tenho espaço coberto disponível. 


Felizmente podemos visitá-las mais a sul onde os invernos são temperados. Ou nos Açores e Madeira onde o cultivo das próteas, plantas da mesma família da gravilea, se tornou emblemático. 


Que singulares inflorescências. Fixemo-nos numa única flor de entre a massa de flores de cada conjunto. Anote-se a forma de cada uma divergindo do conjunto floral. Observemos os longos estiletes encurvados mais creme na base, tendendo primeiramente  para o amarelo claro e depois para o verde-alface, dirigindo os estigmas na direcção das anteras situadas no interior da flor. Recuemos um pouco para contemplar o efeito das inflorescências sobre o fundo verde-escuro da folhagem. Uma viagem no tempo.

Fotos de Fevereiro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário