quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

HEMEROCALLIS CITRINA (LÍRIO-AMARELO-DE-UM-DIA, CITRON DAYLILY, LIS d,un JOUR)


Em junho do ano passado trouxe aqui imagens de uma hemerocale dobrada de tons avermelhados - a hemerocallis fulva - um híbrido muito divulgado. Estávamos na época normal de floração da planta. Acontece que algumas são remontantes, podendo iniciar a floração em junho e sucederem-se as várias flores pelo outono adentro. Este início morno de inverno trouxe-nos uma outra hemerocale em flor. 


Folhas lineares e estreitas crescem a partir de um rizoma perene. Um longo escapo suporta uma inflorescência de cinco flores de pedicelos curtos. Algumas estão ainda em botão com diferentes fases de desenvolvimento. Na base do tubo, uma cor de transição entre o verde e o amarelo assinala a junção no interior, de ovário e estilete. Seguem-se em amarelo-limão, seis tépalas (pétalas e sépalas são sensivelmente iguais em número, tamanho, forma e cor). Ao centro da flor, são visíveis os filetes em número de seis e unidos ao tecido das tépalas na base da corola. Neles podem distinguir-se as anteras de cor avermelhada. O estilete é o tubo mais longo. 


Flores imaturas em botão. Anotem-se as brácteas protetoras que envolvem parcialmente os botões em desenvolvimento. A abertura completa do botão faz-se controladamente em horas. Abrem pela manhã para fenecerem à noite. Em cerca de dois dias a senescência está completa. Não sem razão, também são conhecidas por "flores-de-um-dia" ou "lírios-de-um dia". Mas no dia seguinte pode surpreender-nos com uma nova flor aberta. (A designação "lírios-de-um dia" é enganadora: há semelhança com o lírio mas são plantas pertencentes a famílias distintas). 

Fotos de 27 de dezembro de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário