domingo, 17 de fevereiro de 2013

RANUNCULUS TRILOBUS (RANÚNCULO-TRILOBADO)


 
Convido-o a dar uma vista de olhos pelas fotos da anterior edição que é doutro "ranunculus", o r. ficaria e anotar as diferenças e semelhanças em morfologia externa com este outro primo o r. Trilobus. Este também cresce em terrenos húmidos ou temporariamente encharcados, alcançando 10 a 15 cm de altura. É uma herbácea espontânea, anual. Flores solitárias, brilhantes em amarelo-claro. As 5 pétalas são obovadas.


As folhas são pecioladas. As inferiores são inteiras, ovadas e dentadas. As demais são segmentadas em três. Distinguem-se claramente da folha do r. ficaria também por serem mais claras e menos brilhantes.


São assim as flores que, logo á primeira vista, evidenciam o parentesco entre estas plantas, ambas da família ranunculaceae, não obstante a diferença entre si do número de pétalas e sépalas. Se a nós leigos na matéria, para comparação, nos apresentassem apenas as folhas não chegaríamos á conclusão do parentesco. Se víssemos a raízes também não encontraríamos na r. Trilobus o desenvolvimento de tubérculos como na r. Ficaria. A tentativa de identificação passa sempre pela análise comparada de vários órgãos da planta.
 
As fotos são dia 15 de fevereiro de 2013, tiradas na chamada horta monástica do Mosteiro de Santa Clara a Velha, em Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário