quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

BERGENIA CORDIFOLIA (BERGÉNIA), a flor

 
 
A bergénia é oriunda da Ásia (Mongólia e Sibéria). È uma herbácea vivaz, da família saxifragaceae, resistente, acomodável a variados tipos de solos se bem drenados e alcançando entre 20 a 40 cm de altura.
 

A planta é de  rizoma espesso e revestido de escamas. A bergénia cresce em altura entre 15 e 30 cm, oferece folhas enormes quando comparadas com as flores, em verde-escuro, simples, persistentes,espessas,lustrosas, de contorno aproximadamente circular  (orbicular).
 

As pequenas mas vistosas flores são pendentes, de cinco pétalas e corola em forma campanulada. Em tons rosa ou lilás, surgem no final do inverno, podendo aparecer intermitentemente todo o ano. Agrupam-se em inflorescências cimosas. Apresentam dez estames e 2 carpelos. Pecíolos longos de cor avermelhada (ver na primeira foto).


A bergénia é utilizada na cobertura de solos ou marcando as bordas. Prefere zonas bem protegidas não desdenhando sítios pedregosos e lugares parcialmente sombrios, bem drenados mas não secos. No foto acima, o caule carnudo e duro e neste a inserção basal dos pecíolos de todas as folhas.
 
Propaga-se por divisão e também por sementes.

É mais uma flor de inverno e uma planta resistente ao frio, pouco exigente e decorativa mesmo fora da floração. Recomendo.

Fotos de janeiro de 2013, no jardim, após a intempérie.


Sem comentários:

Enviar um comentário