sábado, 4 de fevereiro de 2012

ASPARAGUS SETACEUS (ESPARGO-FETO, ESPARGO-PLUMOSO)


O espargo plumoso é uma planta decorativa cultivável em jardim. Também pode ser criado em interior onde é comum chamarem-lhe espargo-feto não obstante ser mais aparentado com o lírio. Não estamos, pois, a falar do asparagus officinalis de horticultura, cujos rebentos são muito apreciados.
Os caules embora finos, são resistentes.  Os raminhos são lançados para fora. Por isso as floristas usam-nos na composição de raminhos de flores.
Quanto me recordo, estas plantas habitam o nosso jardim. E só na adolescência conheci a planta do espargo comestível no quintal do meu amigo Alberto. A recordação sugere-me um novo ensaio de cultura na horta...

O espargo encostado a um muro que o protege do sol directo, encarrega-se de se propagar pelas imediações. Tem este aspecto delicado e frágil mas aguenta-se bem no frio. No verão partilha as regas do vizinho relvado. Também dá flores insignificantes e pequeninas. Das flores surgem bagas. A partir de uma certa altura do caule torna-se trepadeira e ultrapassa o cimo do muro que tem um pouco mais de um metro de altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário