quarta-feira, 13 de junho de 2018

ROSMARINUS OFFICINALIS (ALECRIM, ROSEMARY)


Alecrim em mancha densa. Este resultado que me agrada, é obtido com a aplicação das técnicas que aprendi mormente em cursos promovidos pela Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda que recomendo (www.aajba.com/Cursos/Cursos20172018.aspx)  Mas o que mais abaixo deixo dito apenas a mim responsabiliza, mero intérprete de dados de várias fontes e prático incipiente.


Seguindo a tradição, não interferia no crescimento das aromáticas salvo cortes para compor um arranjo floral ou muito raramente, para multiplicação. Mas, até nessas condições, há critérios mínimos a observar. Tenha-se presente que as hormonas de crescimento situadas nas partes terminais das hastes têm um efeito estimulador destas e  um efeito inibidor sobre os ramos inferiores. Entregues a si mesmas, essa tendência reforça as mais fortes, os seus caules vão crescendo, lenhificando e acabam ficando demasiado altos. Com o aumento de peso as hastes curvam-se, abrindo em leque, perdendo a graça.


 Logo após o início da floração, uso a tesoura da poda para encurtar algumas das hastes mais velhas  ou que excedem o limite da forma arredondada que pretendo. Aproveito para cortar os inúmeros caules mortos que se acumularam na base. São facilmente identificáveis. Levo os encurtamentos até dois terços podendo levá-los a cabo em dois tempos: inicialmente um terço e três  a quatro meses depois o outro terço. Tomo em consideração a posição do gomo a eleger. Escolho um gomo que  esteja voltado para o exterior do arbusto e, como é de regra, o corte é feito acima. Algumas vezes elimino a haste pela base. E prefiro que subsistam as hastes novas. Elas irão aproveitar a maior iluminação e ventilação para se desenvolverem podendo vir a ocupar a posição das concorrentes eliminadas ou encurtadas. Irá demorar algum tempo até reverter o pleno crescimento do arbusto. Mas, atenção: nada de entusiasmos com os cortes porque o alecrim apesar de ser uma planta conhecida por se adaptar a duras condições, nomeadamente a solos pobres, ressente-se das podas e uma poda excessiva pode mesmo ser-lhe fatal.  

Sem comentários:

Enviar um comentário