quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PEREGRINAÇÕES


                  Nos meses de inverno são muitos os criadores a optar por estabular o gado, não apenas para protecção dos bichos contra o frio, ventos e chuva. Sucede que a escassez de alimento verde disponível numa quinta vale como desafio à invasão de terrenos vizinhos: há quase sempre uma falha nas vedações que tarde ou cedo os animais acabarão por descobrir e aí, muito provavelmente,  o criador irá ter o vizinho à perna. Mesmo que o gado não venha a ultrapassar os limites da quinta mas havendo, como é normal, sementeiras  de trigo ou cevada, são de temer o espezinhamento e compressão de solos permanentemente húmidos.  


            Ainda que por períodos de tempo limitados, é desejável que os animais façam algum exercício nos prados, compensando a longa inactividade, confinados às cercas e aos currais com riscos para a saúde, nomeadamente ao nível dos cascos. E, estando disponível, o prado supera em qualidade a alimentação com os fenos que se devem ter sempre de reserva. 


                Estes animais estão adaptados às condições próprias do inverno. No entanto devem ser poupados, sobretudo as crias, ao tempo frio acompanhado de ventos fortes. São particularmente hábeis para buscar alimento escavando a neve que cobre as  ervas e tanto mais facilmente se a neve é fofa do que quando se mostra muito húmida e gelada. Aliás, se se tornar demasiado sólida à superfície pode ser impossível de quebrar por insuficiente peso e força destes animais.  Quanto mais erva houver debaixo da neve e também quanto mais longa, menor a hipótese de geada na superfície e mais fácil é escavar para a encontrar. 
           Ei-los, por demais ocupados com a alimentação, peregrinando pelos largos espaços da quinta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário