quarta-feira, 12 de abril de 2017

NARCISSUS PSEUDONARCISSUS (NARCISO espontâneo e de jardim, WILD and cultivated DAFFODIL)


As caminhadas, neste início de Abril, fazem-se por entre narcisos de pétalas de uma só cor. Diz uma tradição que pisar narcisos dá azar...mas há quase tantas tradições favoráveis à preservação das plantas selvagens, como de espécies vegetais espontâneas. E se a tradição não bastasse, lá estariam de guarda normas legais muito rigorosas.


Também o saudável hábito de oferecer narcisos, lírios ou tulipas pela Páscoa se cumpre com recurso às espécies cultivadas. Já para as crianças até aos 16 anos, o noroeste da Europa associa os ovos à celebração da Páscoa, promessa, esperança de renovação da vida, amizade. É-lhes oferecida "a caça", sempre premiada, a estes apetecíveis ovos (Egg hunt). Para isso, pais e professores, apoiados por vezes nas grandes marcas de chocolate, escondem os ovos de Páscoa nos jardins, quantas vezes em tufos de narcisos dourados, facilmente reconhecíveis. 


Nos próximos sábado e domingo há por ali a festa nacional dos narcisos, com passeios pelo campo, caça ao ovo, mini golf,  gruta secreta, barraquinhas, café, conversa e os visitantes são convidados a contemplar alguns milhares de narcisos em jardim e, até, a fazerem-se acompanhar de alguns dos seus melhores exemplares, trazidos expressamente de casa. Bons espíritos! E se isto não é saber celebrar...

Sem comentários:

Enviar um comentário