terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

LYSIMACHIA CILIATA "FIRECRACKER" (LISIMÁQUIA CILIATA, FLOWERING SALLY)

 

Nesta variedade de lisimáquia o destaque vai, logo no início da rebentação primaveril, para a coloração a chocolate  da folhagem. Com o tempo irá abrir a tonalidades claras. Aqui, em Junho e em plena floração, ainda persistem os tons carregados, mas é notória a progressiva invasão de tons ou acastanhados ou já avermelhados e a clarear para o verde.  Esta conjugação é manifestamente invulgar. 


De cinco pétalas em amarelo vivo com uma marca de vermelho na base, cinco sépalas e cinco estames.


É uma planta rústica, de porte erecto, vivaz, rizomatosa, fácil de cultivar, tendendo a tornar-se invasiva mas os caules podem ser arrancados facilmente. Prefere um solo rico e fresco, podendo estar exposta ao sol ou à meia sombra. Multiplica-se por divisão dos tufos no Outono. 

2 comentários:

  1. Bem bonita! Não conhecíamos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por razões familiares vou tendo oportunidade de conhecer um pouco do noroeste da Europa, com o seu clima oceânico, húmido, instável e de muitas chuvas. Jardineiros da mais elevada competência e dedicação tiram o melhor partido daquelas condições e surgem estas e outras preciosidades. As fotos foram tiradas num jardim formal, victoriano, no Condado de Galway, na costa oeste da Irlanda. Já aqui trouxe outras lisimáquias, fotografadas em Portugal, como a L. punctata que certamente conhece. Muito obrigado pelo simpático comentário. Um abraço.

      Eliminar