quinta-feira, 13 de outubro de 2016

STREPTOCARPUS SAXORUM (PRÍMULA-do-CABO, FALSE AFRICAN VIOLET, PRIMEVÈRE du CAP)


Foram para mim uma novidade absoluta do verão passado, estas singulares plantas herbáceas, perenes, originárias da África (Tanzânia e Quénia) e de Madagáscar. Surpreendentes não apenas pela forma e disposição das folhas organizadas em aparentes rosetas de três folhas por nó e pela beleza das flores mas o que mais me prendeu a atenção foram aqueles longos e finos pedúnculos erguendo e sustentando o tubo  branco, estreito e longo, da corola da flor que abre em cinco lóbulos.  


As flores produzem néctar em abundância, exalam um delicado perfume e tornam-se vistosas pelo tamanho e cor das pétalas, atraindo pássaros, moscas, borboletas e abelhas. O branco cremoso do pólen das duas anteras levemente unidas contrasta com o violeta-pálido das pétalas e parece dar continuidade à tonalidade do tubo que as envolve. Notem-se as sépalas na zona de inserção do tubo com o pedúnculo. 


Nas lâminas das folhas, vistas à lupa, podem ver-se protuberâncias e tal como os pecíolos mostram-se revestidas de pelos muito finos. O jardineiro chefe que me acompanhou diz-me que são de fácil cultivo. Gostaria de experimentar mas ainda não as vi disponíveis no mercado português. Em todo o caso, se vier a alcançá-las, e para começar, reservarei para elas um espaço no interior da casa.

1 comentário:

  1. Que espécie magnífica. Ando para a comprar. Mas será que aguenta o exterior e frio?

    ResponderEliminar