quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CRASSULA FALCATA (CRÁSSULA)


Planta de folhas carnudas, opostas, ascendentes, verde-acinzentadas. Apresentam-se revestidas por um pó fino e oleoso, típico de certas suculentas que pode sair facilmente com os dedos revelando a original cor verde da folha e nela tem um efeito protector. Distingue-se rapidamente de outras suculentas, desde logo, pela forma em hélice das folhas. Muito adequadamente, também é conhecida na língua inglesa por "propller plant". Já agora, também achei castiça, mas mais prosaica, a designação inglesa por "scarlet paint brush" em atenção à forma supostamente em trincha ou pincel, do conjunto floral. 


A espectacular floração em curso  reúne centenas de pequenas e brilhantes flores estreladas dispostas em inflorescências cimeiras abertas em que os pedicelos  se distribuem ao longo do eixo comum, com diferentes alturas, de modo a surgirem num mesmo plano.
   


Anote-se o contraste entre o vermelho das pétalas e o amarelo igualmente brilhante das anteras. A crássula requer a luz directa do sol. Suporta muito bem a seca e é de fácil manutenção. No entanto, atenção ás geadas. 

Em dezembro de 2011 dei nota de uma outra crássula do jardim. As de hoje são muito mais vistosas e fazem parte da colecção de suculentas do casal Maia com quem muito venho aprendendo do mundo vegetal. As fotos foram tiradas durante a semana a diferentes horas do dia. A terceira mostrará mais fielmente a real tonalidade da inflorescência. 


Sem comentários:

Enviar um comentário