Vespa = a picada de insecto? Não necessariamente. Nada de intromissões, provocações, gestos bruscos e cada qual seguirá ocupando-se da sua vida e deixando em paz a dos outros. Em todo o caso, especialmente no verão é prudente não se aproximar demasiado dos ninhos.
São milhentas as variedades destes insectos alados. Umas e outras ajudam na polinização das flores. E também fazem caça a diferentes pragas com vantagem para o jardineiro/hortelão.
Hoje em dia fala-se muito numa significativa diminuição das colónias destes insectos e do impacto desse fenómeno nas condições de possibilidade da agricultura a nível mundial. Não me admiraria nada que esse alarme se confirme nos factos e que o homem não esteja de todo inocente nesse processo.
Outra bicheza afim é a das formigas. Não gosto do seu vai-vem pelo tronco, ramos e folhas das árvores. Sinal certo da presença de pulgões que, aliás, as formigas escravizam e protegem de predadores (por exemplo, joaninhas) para poderem contar com as suas excreções açucaradas. Ora, os pulgões alimentam-se da seiva das plantas, uma sangria que não é nada saudável para elas.
Mas, paro sempre para observar um formigueiro especialmente activo nos dias que precedem uma boa chuvada, como tem sido o caso nestes últimos dias.
Fotos tiradas esta semana no quintal.
Esta bicharada tem toda a razão e existir e na natureza uns combatem os outros.
ResponderEliminarDe há uns anos a esta parte que as vespas fazem os ninhos no telhado da casa.
As formigas são uma praga indesejada também por aqui. Onde aparecem escavam tudo.
Os formigueiros fazem-me sempre lembrar as dezenas de pacotes de açúcar que neles investi quando era menina!!
ResponderEliminar