quarta-feira, 4 de abril de 2012

BICHEZAS NA MINHA HORTA II


A ameixeira nova terminou a floração. Começam a destacar-se os frutos. Mas não acabam os problemas.
Nas fotos de cima a lagarta é a mesma. Na primeira é preta e verde. Colocada na palma da mão passou instantaneamente a cinzenta.
É certo que o contributo de várias bichezas para a limpeza de outras é muito relevante. Em perspectiva alargada dir-se-á que tendem para o equilíbrio. Mas na realidade não há empates técnicos. As colónias de pragas expandem-se por vezes a uma velocidade tal que a partir de um certo limiar acabam por vencer em toda a linha pelo menos pelo tempo suficiente para deixarem estragos significativos que podem chegar à morte da planta e, no limite, do pomar inteiro.
Um primeiro trabalho é sabermos com quem estamos a lidar. Não é nada fácil para leigos e é pena que as estações de aviso não sejam mais formativas. Uma ajuda importante pode ser a colaboração de praticantes curiosos embora sem formação técnica agrícola como também sou. Foi o caso de ontem (ver os comentários na edição de ontem) com a colaboração exacta e a tempo do generoso blogue www.plantasdofarol que recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário