Na cor lilás ou na cor branca as inflorescências terminais do lilaseiro são sempre muito vistosas e agradavelmente perfumadas. Ainda assim, tenho a cor lilás como a que melhor resulta neste arbusto quase árvore (altura entre 1,50 m até 4 m). No entanto o nosso lilaseiro jovem dá flores brancas muito apreciadas.
Através da poda de formação o lilás pode ser encaminhado como arbusto ou como árvore. Neste caso terá em princípio um único caule. As podas terão lugar após a floração e devem ser ligeiras atendendo a que as florações se fazem nos lançamentos do ano anterior. Poder-se-ão retirar sempre os ramos secos. O lilaseiro é uma planta de folha caduca que suporta bem os frios do inverno. Já o excesso de sol nos dias mais quentes de verão poderá chamuscá-lo. O nosso está protegido em parte por um muro a sul que o defende com a sombra fresca que projecta.
Como seria de esperar estes cachos de flores atraem as abelhas. Como o lilaseiro está junto às laranjeiras que estão igualmente floridas são incontáveis as abelhas voando entre umas e outras. Convém que, nesta fase, as flores murchas sejam retiradas para favorecer as novas florações. Pena é que as flores do lilaseiro não durem muito tempo e que a sua tão agradável fragância, como a das rosas, também não perdure por muito.
É curioso que o nome latino da planta derive de syrinx que significa flauta. Na antiguidade latina usar-se-ia a madeira do lilaseiro para fabricar flautas. Na verdade a madeira é dura e acinzentada e de grão fino como o do buxo que aceita o polimento.
O lilás cresce muito rapidamente e adapta-se facilmente a quase todos os tipos de solo. Bem cuidado e não exige grandes custos, pode durar dezenas de anos. Indispensável nos jardins.
Fotos de 17 de Abril de 2012. As brancas são do jardim.
Oi Vítor, amei seus lilaseiros. Me encantei por essas flores quando li alguns contos russos em que elas estavam sempre presentes...Quase conseguia sentir o perfume delas só de ler e imaginar!Infelizmente não encontro nem na internet algum site que venda mudas, ou sementes aqui no Brasil. Mas vou continuar procurando e quem sabe um dia vou poder sentir o perfume de um lilaseiro em flor!
ResponderEliminarAbraços
Só hoje dou conta do seu comentário que agradeço. Não, não desista de procurar o seu lilaseiro. E, depois, ame-o como ele for realmente, nas condições particulares do seu jardim aí no muito querido Brasil. Por certo que sua vida irá encontrar outros significados integrando aqueles que o prazer da leitura de contos russos e toda a sua vida vivida já lhe trouxeram. No final, estarão lá na sua mente, os sabores combinando um tudo nada da espiritualidade russa com a exaltação da alegria brasileira. E o mérito de tudo isso está mais na sua manifesta capacidade de sonho do que no valor absoluto de tão delicados ingredientes. Continuação de bons sonhos, boas leituras e boas jardinagens. Abraço.
EliminarTambém gostaria de poder ter em meu jardim. Será possível comprar aqui no Brasil?
ResponderEliminar