segunda-feira, 27 de março de 2017

SCABIOSA (SAUDADES-ROXAS, SUSPIROS, PINCUSHION FLOWER, SCABIEUSE)


Era verão. O movimento das atraentes cabeças de flores em púrpura claro ou entre o vermelho e cor-de-rosa, dificultavam a focagem. Não iria perder o registo de filetes e anteras, com os seus finos traços a branco a contrastar com o vermelho-escuro dos floretes. E que bem apanhada a designação inglesa, "pincushion": almofada de alfinetes!


Uns 60 cm de altura de longos e finos caules, ofereciam-se à luz e ao vento húmido. Folhas da base em rosácea e menos abundantes à medida que se sobe na haste, profundamente recortadas, lanceoladas.



Seduzido pela disposição, forma e cores das flores demorei-me em contemplação: uma planta de outras paragens, pensei. 



O vigor da planta, a altura e a cor das flores, certamente um híbrido criado para decoração, distanciou-me da sua congénere scabiosa maritima, relativamente fácil de encontrar à volta da minha aldeia. Afinal, uma planta amante do sol, originária da Europa e abundante na zona mediterrânica. Consegue imaginá-la em tons rosados? Reconheceu-a?

quinta-feira, 16 de março de 2017

ECHIUM PLANTAGINEUM (CHUPA-MEL, PATERSON,S CURSE)


Planta selvagem, alastra rapidamente nas terras incultas e nas pastagens é um risco para o gado. Não é planta que se recomende. É tóxica e afasta plantas desejáveis.

  
Não deixam por isso, quando em flor, de ser plantas sedutoras. Agora que se anuncia a primavera, flores púrpura em botão, bastante ampliadas. 


Outras já plenamente abertas, coexistem  com botões em diferentes graus de desenvolvimento. 


Em antese.

quinta-feira, 2 de março de 2017

BRISA da TARDE (AFTERNOON BREEZE)


"...E este chão, que juncais de generosas flores,
É nossa alegre estrada, ..." 

(poesia de Machado de Assis, À memória do Ator Tasso)


Em cima, na primeira foto: poderiam ser flocos de neve, sobre o manto verde. No chão e a branco, são pétalas. Pétalas de flor de amendoeira tocadas pela brisa da tarde. À boleia da brisa solta-se o pólen. Um ou outro grão de pólen alcançará o seu estigma.


Os insectos dão uma quota-parte de ajuda: a natureza faz o seu trabalho.