O vermelho e o rosa são cores dominantes nos gerânios. Pendendo de cestos ou em floreiras na frontaria das casas, contrastam com o branco das paredes e dão uma nota de alegria e civilização. Também têm um lugar de efeito seguro nos jardins.
Menos comuns os tons malva e roxo, ainda assim surgem em combinação com as cores quentes de outros gerânios ou pelargónios, onde perdem muito do seu valor decorativo.
Este verão, fui agradavelmente surpreendido com o geranium rozanne, um híbrido em expansão nas latitudes mais a norte onde floresce por toda a estação desde fins da primavera até à primeira geada no início do outono. A base azul em pétalas de gerânios não é propriamente novidade. Agora, atente-se bem na disposição do disco, na transição em aguarela do azul-violeta para o branco cortado por nervuras em magenta convergindo para o foco de onde sobressaem os filetes e estigmas aqueles em tons mais escuros.
Na foto tirada num jardim público, a planta alcança os 60 cm de altura e um pouco mais na largura da ramagem. Um gerânio de valor absoluto! Como gostaria de experimentar cultivá-lo no jardim.