Tendo em conta as temperaturas relativamente amenas com que têm decorrido as últimas semanas, resolvi iniciar algumas sementeiras em abrigo baixo que em princípio só teriam lugar daqui por uma a duas semanas. Estou a usar as camas em recipientes de plástico, com furos na base. Cubro o fundo com pequenos seixos e encho com terra vegetal. Depois de cobrir a semente, rego a crivo. Estes abrigos recomendam-se por serem de fácil montagem. São compostos por aros metálicos (no meu caso é verguinha de ferro das obras) e filme de plástico. Posso sempre aumentar o comprimento pois disponho de vários aros.
E cubro com plástico próprio para estufas. Este plástico é sobre maneira caro, i.e. cerca de cinco euros o quilo. Mas espero fazer vários anos de sementeiras com o mesmo plástico. O comum, branco ou preto é muito menos caro mas dificilmente dura mais de um ano. Diariamente, em princípio, destapo cerca de metade para a renovação do ar.
Ontem semeei em abrigo algum tomate coração de boi. Semeei não só o raiado a amarelo e verde, óptimo para saladas, como também o tomate totalmente vermelho. Mas tudo em pequenas quantidades.
Para o abrigo também transplantei ontem alguns pés de rúcula. Ali passarão os meses mais frios. Esta planta também não gosta de uma exposição directa ao sol.
Sem comentários:
Enviar um comentário