Aos gladiadores romanos a forma das folhas do gladíolo evocava a espada curta (gladiolus, em latim), que usavam para ferir e matar. O vermelho vivo, muito comum das pétalas da flor, corrobora a associação com sangue. Não admira que tenham adoptado o gladíolo como símbolo. Gladíolo: espadas coroadas de flores garridas.
Tons suaves como os das fotos de hoje aparentemente desmentem a sugestão pretensamente marcial das folhas e apaziguam até os espíritos mais belicosos. Afinal, discretas folhas verdes que muito pacificamente através da fotossíntese, elaboram as reservas do cormo (semelhante aos bolbos) transformando-as em alimento assimilável para toda a planta.
Fotos de julho de 2013, no jardim.
Oi, Vitor
ResponderEliminarLindos, exuberantes, os seus gladíolos!
Símbolo original de desafio e vitória como diz, parece que foi adoptando outros significados - amizade, lealdade, nobreza e casamento feliz (na China!).
Pois eu, apenas porque gosto deles, escolhi um amarelo para "dizer" com outras flores bordadas, também amarelas, do meu vestido de noiva - a flor do "encontro"!
Só tenho pena é que o fotógrafo não tivesse tão dotado...
Jinho
Olá, Teresa. Obrigado pela visita. Pois o gladíolo dispõe as flores ao longo da haste de uma maneira singular: é que as apresenta em simetria lateral, como que olhando na mesma direcção. Não admira que seja preferido por algumas noivas de bom gosto entre as quais a Tina. Para mais a igreja também estava decorado com lírios brancos (em setembro...) gentileza inesquecível dos jovens da aldeia. Volte sempre. Bjnhs
ResponderEliminar