sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CASSIA DIDYMOBOTRYA (Herbe à Dartres, Saragundi)


Da família Fabaceae, subfamília caesalpiniaceae, arbusto realmente exótico, começa a aparecer também nos jardins portugueses. As fotografias foram colhidas neste verão numa cidade do litoral centro-norte do país onde a avistei pela primeira vez. Fiquei fascinado. Ressalta o seu todo inusitado, com mais de dois metros de altura, lançamentos verticais que suportam flores abertas em tom amarelo claro e botões fechados em tom castanho escuro. Estes situam-se num plano superior ao do das flores já abertas. E por base destes lançamentos as folhas pinuladas do tipo das conhecidas acácias. Uma espécie inequivocamente tropical, muito chamativa e ali muito vigorosa, desenvolvida como se estivesse "em casa". Mas como chegar a identificá-la?


Vimo-la de novo ontem, á venda num distribuidor de plantas da região. Corri logo para ver as etiquetas que supostamente haveriam de identificar o bicho... Mas nas etiquetas aparece apenas o preço: 12,50 euros cada pé. Ali são pequenas plantas de uns cinquenta centímetros de altura colocadas em vaso. O viveirista informou-me (?) serem acácias. Pois. Mas qual, entre quantas? - "è o que vem nas facturas" acrescentou displicentemente...). Deixo pistas da taxonomia universal em latim, para poderem ir mais longe. No leste das Caraíbas é conhecido por Herbe à Dartres. Na Costa Rica é a Saragundi.

Mas não comprei sem saber da capacidade de adaptação ao nosso clima. Afinal, é uma planta natural das regiões tropicais e subtropicais. Não duvido que o exemplar das fotografias vá sobreviver aos invernos porque pode contar com a amenidade das temperaturas da faixa litoral, o que não é o caso das verificáveis no nosso jardim.


Invulgarmente belas, isso são! Concordam?
Quem arrisca primeiro? Dêm notícias!

Sem comentários:

Enviar um comentário