Uma sebe que resiste bem ao vento e ao frio, perfumada (perfume mais acentuado a seguir à chuva) e que nesta variedade floresce magnificamente em pleno dezembro. Sem dúvida esta é uma excelente escolha.
Há muitas variedades de escalónia. É mais fácil encontrá-las florindo nos tons avermelhados. O comum das escalónias floresce no verão. Por mim prefiro a floração branca: a E. Iveyi é uma boa opção.
Parte desta sebe está coberta por uma tangerineira que lhe confere alguma sombra. Nas fotos, os tons verde e azul claros nas folhas e nas flores, são provenientes de salpicos da calda cúprica aplicada há um mês nos citrinos já esborratados pelas copiosas chuvas entretanto caídas.
Este arbusto prefere, no entanto, o sol pleno. Aqui dá-se bem no solo arenoso mas parece adaptar-se a qualquer outro tipo de solo se bem drenado e bem estrumado. Pode ser plantado entre junho e setembro. Convém ir regando até ter agarrado bem. Evitar água sobre água.
As flores da escalónia estão eleitas entre apicultores como uma das dez melhores para as abelhas.
Frutos.
Todas as fotos são da semana anterior, tiradas no jardim.
Muito interessante o seu blogue. Obrigada
ResponderEliminarObrigado Felismina e desculpe o atraso na recepção do seu amável comentário. Este despretensioso e nada exigente arbusto lá continua, passados muitos anos, a embelezar o nosso jardim. Uma boa aposta. Saúde! Volte sempre. Muito obrigado.
Eliminar