De pequena altura média, estrutura óssea pesada, pernas curtas, crinas e cauda vistosas, resultado de um secular apuramento de raças, os póneis são muito mais do que pequenos cavalos. Estão, é claro, perfeitamente adaptados ao clima frio e húmido mas nem por isso dispensam cuidados permanentes.
Têm tendência para acumular gordura, a que se soma a circunstância de serem frequentemente usados como animais de companhia (de pessoas e até de outros cavalos de maior porte) a quem frequentemente se procura dar o máximo de conforto e mimos, poupando-os a quaisquer esforços por mais leves, afinal, em seu directo prejuízo. E então, da gordura à obesidade vai apenas um passo. E os problemas da obesidade não são um exclusivo humano!
A prevenção inclui rações frequentes mas em pequenas quantidades e exercício com passeios à mão ou pequenas corridas. Mesmo com neve, um tratador experiente e atento às condições do tempo em cada momento, pode libertá-los no prado por tempo limitado assim lhes dando a possibilidade de comerem algum pasto verde e de fazerem exercício...Na verdade, descontada a gordura supérflua, estes animais quando em boas condições de saúde chegam a valer o seu peso em ouro.
Sem comentários:
Enviar um comentário