No ano passado experimentei semear cebolinho usando sementes que trouxe de França. A sementeira resultou bem. Transplantado, o cebolinho cresceu rapidamente em muitos pés e sempre com aspecto saudável. Foi então que começámos a usar as folhas tubulares nas saladas, com ovos ou batatas, nas sopas, nos molhos ou a acompanhar o queijo fresco. Sim, é muito bom. O sabor é semelhante ao alho e á cebola mas muito mais sofisticado. O cultivo no quintal ao ar livre não deu nenhum trabalho especial. Mas poder-se-á também cultivar o cebolinho em vasos (diâmetro não inferior a 20 cm).
Até que as folhas começaram a ficar duras e a perder sabor... Não quis arrancar os pés para ver a evolução da planta. No inverno as folhas foram desaparecendo até restarem os bolbos.
Quando o tempo começou a amornar, surgiram novas folhas que ajudei a libertar das velhas folhas secas. Cresceu, já dão folhas comestíveis e não obstante as visitas inoportunas dos coelhos, ainda assim vão surgindo botões e agora as flores.
A inflorescência é do tipo umbela. Flores perfeitas de três pétalas na cor lilás. Cada cabeça tem entre 30 e 50 pequenas flores.
E não é que são muito decorativas? As cabeças podem ser cortadas e com elas compor belíssimos arranjos de flores. A experimentar.
Fotos de março de 2013, no jardim.
Sem comentários:
Enviar um comentário