Do pé saiem em arco os ramos principais que se cobrem de outros mais pequenos projectados em espinha para os lados. Na primavera os ramos cobrem-se de botões de flores cor de rosa escuro ou em vermelho. Uma atracção para as abelhas e borboletas.
No final do verão cada flor vai dar uma baga vermelha que poderá permanecer até ao final do inverno. No entanto à medida que a luz solar for diminuindo a cor tornar-se-á mais pálida ou passa mesmo ao amarelo.
È um excelente tapa-solo e cobre-paredes. Quando as últimas bagas tiverem caído evidenciar-se-á o esqueleto da planta organizado como as espinhas no peixe. Já aqui publiquei imagens do nosso cotoneáster que não apresenta estes lançamentos horizontais nem os ramos são tão lenhosos e a flor é cor de rosa. Fiquei entusiasmado com esta variedade que encontrei em Coimbra, em espaço público (adquirido a particulares no âmbito de processo de loteamento) e surpreendentemente muito bem cuidado e acolhedor. Notável! Fica na minha lista de aquisições se não for caro. Mas, atenção: folhas e frutos são tóxicos! As fotos são do passado dia 23.
Sem comentários:
Enviar um comentário