Como antes disse, não costumamos semear as petúnias. Mas quem optar pela sementeira pode tentar usar os recipientes plásticos de iogurte e em cada um semear apenas três sementes. Não semear muito fundo pois a semente carece de luz para germinar. Regar sempre até brotarem as plantinhas. Depois, antes de voltar a regar, deixar secar a terra para que o oxigénio não falte às raízes. Estas nunca devem ficar expostas ao sol. Quando tiverem dois pares de folhas mudar para um vaso individual. Estará na altura de fertilizar podendo usar-se o fertilizante líquido na proporção mínima, i.e. 2 ml por litro de água. Na foto vêm-se algumas flores murchas que já deveriam ter sido retiradas, evitando as consequências do apodrecimento e sobretudo que as plantas cessem a produção de novas flores. As flores murchas são cortadas pelo pecíolo e não puxando apenas as pétalas.
Para resultarem melhor as petúnias adultas requerem algum fertilizante. Costume tomar as especificações dos rótulos como limite máximo e na prática uso menos uma dose do que a indicada, entre 2 e 2,5 ml por litro de água. Para as plantas adultas venho usando um adubo granulado azul NPK que dissolvo em água na proporção de 40 gr para um metro quadrado. Aplico-o no solo com o regador e um crivo muito fino. Quando se trata apenas de uma meia dúzia de plantas posso usar um difusor desses que serviram para guardar detergentes e depois de muito bem lavado. Faço essa aplicação ao fim da tarde quando as plantas estão ao abrigo do sol directo, evitando o contacto com os caules. A terra deve estar um pouco húmida e nunca totalmente seca. De manhã, rego. Duas semanas depois aconchego a terra com um pouquinho de substrato. Quinze dias depois, volto a aplicar mais um pouquinho de fertilizante.
Aqueles vasos da sementeira e da primeira muda devem ter uns furinhos na base para drenar. Quando as plantas estão a crescer nos vasos individuais e as raízes começam a aparecer nos buracos do fundo está na altura de as transplantar para o local definitivo, podendo enterrar-se o vaso no solo.
Há petúnias de menor tamanho (em altura e diâmetro da flor) mas em contra partida cobrem melhor o solo porque podem ser semeadas com compassos mais cerrados e são mais rústicas suportando melhor a escassez de água. As petúnias de maior dimensão são mais usadas em suportes pendentes.
As petúnias em tons matizados combinam tons de cor de rosa e púrpura, azul e branco ou apresentam-se bicolores ou multicolores. Não são as mais comuns no nosso jardim. Mas gosto de as ver e resultam muito bem em grandes maciços.
As pétalas das petúnias são muito sensíveis à força da chuva forte. Pela mesma razão não devem ser regadas com aspersores ou mangueiras que debitem caudais susceptíveis de as ferir.
Este fertilizante que temos que aplicar.... há algum especifico? Compramos pronto já? É que adoro plantas e estou começando a cultiva-las agora e estou em busca de informações dos mais experientes no assunto... rs rs.
ResponderEliminarMagníficas eu amooo petunias
ResponderEliminar