sexta-feira, 18 de maio de 2012

OUTRAS PLANTAS NÃO IDENTIFICADAS


Há três anos no jardim, é a primeira vez que dá flor.


È de facto uma flor invulgar mas tão pequena e de cor tão ténue que facilmente passa despercebida.

Para já a bicheza está a respeitar a flor. Quanto a folhas é o que se vê.


Agradeço a ajuda na identificação desta invulgar planta.

Fotos de ontem, no jardim.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SUCULENTA, ainda não identificada


Publicar fotos de plantas desacompanhadas de identificação não é a norma deste sítio. Para um leigo curioso impõe-se o esforço de procurar saber do que trata, mas nem sempre aos maiores esforços correspondem os melhores resultados. O mais grave no entanto é quando se repousa sobre uma inexacta identificação. O meu apelo permanente é para a colaboração generosa de quem venha a aceder a este sítio no sentido de me corrigir os erros que serão ainda mais frequentes do que o admissível mesmo a um simples curioso.


É quase certo tratar-se de uma suculenta. As folhas são carnudas próprias para o armazenamento de água. Parecem as folhas modificadas do sedum.


Porém, as flores são bem diferentes de um sedum. Assemelham-se a margaridas, mas de pétalas de cor discreta a que os filetes e anteras emprestam um tracejado de grande delicadeza. 


Creio que seria uma pena deixar passar em claro esta belíssima floração, iniciada há uma semana. Espero que em breve venha a descobrir a identidade desta planta que em vaso se adaptou bem ao jardim. Nesse caso voltaremos ao tema com mais pormenor.

Fotos de ontem no jardim.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PAEONIA (PEONIAS), a flor


O que mais atrai na planta da peonia são as enormes e vistosas flores.


Não há peonias azuis. Mas desde o branco, passando pelo amarelo pálido, cor de rosa, vermelho e castanho avermelhado tudo é possível na larga paleta de cores desta vistosa flor.

Estas flores de hoje são dobradas e hoje em dia talvez as mais comuns, mas também as há simples.
São, aliás, duma fragrância muito fresca e sofisticada. São, pois, das autênticas, daquelas que demoram cinco e mais anos até produzirem flores pela primeira vez, criadas pela nossa amiga Ernestina que ontem nos distinguiu com esta belíssima criação do seu jardim.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ROSAS


Durante dezenas de anos celebrou-se aqui numa aldeia confinante a semana das rosas, iniciativa de Maio de um prestigiado hoteleiro, pretexto para lançar a "saison", como então se dizia.


Em 1991, aqui na vila, também foram outorgados os estatutos da Associação Portuguesa da Rosa tendo por objectivo contribuir para a valorização da rosa e para a criação duma rosa da Bairrada. 

De facto sendo esta uma região vitícola e tendo sido usadas as roseiras para sinalizar a presença de oídeo parecia bem, agora que há outros  e melhores métodos para o identificar, que  a rosa continuasse associada à vinha e á região. Lamentavelmente a magnífica ideia dos fundadores não teve seguimento.

Um dos resultados desta indiferença pelos jardins é o da perda irremediável das variedades tradicionais portuguesas ou tradicionalmente usadas em jardins privados e públicos portugueses. Não é que  houve já uma rosa lusitana a "Belle Portugaise"? Este é o mês de Maio, mês das flores, mês das rosas. E este ano vai propício às rosas. Que vivam as rosas, as perfumadas, as autênticas! Se não puder ser, à falta de cultivadores, vivam ainda as "rosas de aviário", as rosas do "orvalho sintético" geralmente disponíveis todo o ano nas floristas.

Fotos de 13 de Maio de 2012, no jardim.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMPANULA MEDIUM (CAMPÂNULA, CAMPAINHA, FLOR DE SINO)


Estas belas flores são gentileza amiga de D. Aida que lhes chama de viúvas. Deram um magnífico arranjo floral. São sininhos abundantes na cor base do azul mas que se podem encontrar ainda em rosa, branco-creme (mais raramente) e liláz. Duram muito tempo mesmo depois de colhidos e preservam a sua beleza até final.

Há campânulas anãs e há as gigantes que podem atingir dois metros de altura. Já a "campanula medium" atinge os 60 a 80 cm. São, aliás, plantas decorativas bianuais muito rústicas. Podem ser plantadas de preferência na primavera mas também em setembro a tempo de enraizarem antes dos frios.

As campânulas multiplicam-se por divisão de tufos  ou por sementes. Florescem apenas a partir do segundo ano. No primeiro formam rosetas de folhas sendo as de cima mais pequenas que as de baixo.


Entre maio e outubro pode contar-se com a abundante e magnífica floração das campânulas.


Fotos de ontem, domingo. A última mostra três jovens pés no nosso jardim, acumulando a energia que no próximo ano, esperamos, se resolva em muitas e bonitas flores.

domingo, 13 de maio de 2012

TÚNEIS BAIXOS, vantagens


No ano passado fizemos a colheita da batata em 4 de julho.


Os calendários de sementeiras e plantações estão fixados regionalmente pelo costume. Ele está alicerçado em práticas longamente testadas e no âmbito de uma produção de auto consumo é prudente e avisado segui-la, salvo melhor conhecimento. Sempre se ambicionou colher fora de época. E não apenas por razões comerciais. Quanto às batatas já tinha ensaiado a plantação em pleno inverno debaixo das copas baixas dos citrinos. Sem resultados satisfatórios. 
No entanto, há aqui na aldeia quem tenha obtido bons resultados em culturas ao ar livre em locais abrigados. Este ano tentei a plantação em túnel baixo. Timidamente,  em finais de janeiro lá plantei usando como semente batatas (inteiras mas muito poucas) da colheita de 2011, naturalmente sem prescindir da plantação maior no tempo normal.
Usei arcos de ferro separados entre si cerca de um metro e cobertos com plástico de estufa. Nos dias de sol abria o túnel a meio da manhã e fechava ao fim da tarde. Hoje colhi uma boa cesta de batata nova. Pelo meio ficaram algumas regas e dois tratamentos preventivos contra o míldio, o primeiro de calda bordaleza e o último com uma calda cúprica com mancozebe.
Comprei num desses supermercados mais conhecidos um túnel com aros de plástico branco, coberto por um plástico perfurado. Custou uns 8 euros. Embora este plástico seja frágil em comparação com o plástico de estufa tem a vantagem de mesmo fechado, permitir a ventilação e a entrada de alguma água da chuva, através dos tais furos. E tem resistido aos ventos (vantagem dos túneis baixos) sem problemas e aparentemente vai durar mais do que uma época.  Resultou numa boa compra. Também estou a experimentar uma cobertura com rede sombreadora/corta vento, de cor verde, também muito usada na protecção de obras, óptima para absorver o impacto das chuvas fortes e granizo. Agora não quero outra coisa para culturas tão frágeis como as alfaces, as curgetes, pimentos, pepinos e quejandos. Estou ainda para ver se este modo irá requerer regas mais frequentes no verão. Os túneis abrem-se e rapidamente se fecham, sem problemas. Ainda hoje mondei e reguei dois sem dificuldade. Gostaria muito de conhecer resultados e sugestões por parte de outros cultivadores que já ensaiaram este método com o qual ando entusiasmado. Fico á espera.

sábado, 12 de maio de 2012

AEONIUM (EÓNIO)


Os eónios são suculentas e existem inúmeras espécies mais conhecidas pelas folhas carnudas que se agrupam em rosetas.


Mas o nosso eónio de hoje não apresenta essa disposição das folhas. Há um caule único e as folhas espatuladas dispõem-se no modo alterno.


Aqui o caule está escondido pela folhagem das plantas vizinhas.


Temos vários tipos de eónios mas nenhum apresenta, como este, flores duma cor amarelo-esverdeado, pouco comum. Cuidam-se como qualquer outro tipo de suculentas em vaso ou directamente na terra.

Fotos: a 1ª e a 4ª de  8 de Maio, a 2ª de 22 de Abril e a 3ª de 5 de Maio, todas de 2012, no jardim.